A Revista New Scientist informa que o Paracetamol se tornou a principal causa de Insuficiência Hepática nos EUA, segundo pesquisa o analgesico é responsável por 51% da proporção de problemas no fígado; a revista fez o alerta desde 2003. Pesquisa anterior (1998) apontava o paracetamol responsável por 28% da proporção de problemas de fígado.
Segundo Cientistas responsáveis pelo estudo, concluíram que 20 comprimidos de paracetamol por dia é o suficiente para causar uma Insuficiência Hepatica e levar a morte. A Máxima recomendada é de 08 comprimidos. Porém essa média dependendo de pessoa para pessoa pode levar a falência hepatica com 08 comprimidos de 500mg.
Na Inglaterra o comprimido de paracetamol é 500 mg e de 360 mg, enquanto nos EUA existem comprimidos com 1mg; aqui no Brasil sabe -se lá por que os compridos de paracetamol tem 750mg. Lá há restrições para o uso do medicamento com advertência de caixa preta, com recomendações para que as pessoas não tomem paracetamol com bebida alcoólica. Se tomar 03 doses de bebida alcoólica não pode tomar paracetamol.
Ainda nos EUA o paracetamol é principal causa de morte por intoxicação por todos os remédios que existem no pais.
A Aspira, o Paracetamol e os Riscos
Não é Recomendável para pessoas de Ressaca tomar paracetamol, dependendo da reação do organismo pode ocorrer lesão hepática fulminante em doses menores de 20 comprimidos.
Quanto o Uso de Aspirina para pessoas de Ressaca pode aumentar o sangramento gástrico.
A Aspirina ao lado do Paracetamol segundo alguns especialistas não são indicados para o tratamento de Dengue.
O Uso do paracetamol é perigoso para casos de febre muito alta, vomitos prolongados, muito tempo em jejum.
A Opinião do médico Anthony Wong, toxicologista do Hospital das Clínicas sobre o uso de Paracetamol e aspirina
Em entrevista a brilhante economista Lilian Witt Fibe no Programa Consulta médica.
O Efeito no fígado
Segundo o médico, o efeito do paracetamol no fígado é tardio. "Depois de 12 horas a pessoa começa a sentir náuseas. Depois de 24 horas começa a ter dor de cabeça muito forte por causa da lesão do fígado. E aí não adianta dar nada, porque o antídoto só funciona, na melhor das hipóteses, antes de 24 horas. Depois disso é muito tarde."
Com base num Estudo da Revista Pediatrics disse que uma criança que tomou paracetamol e está vomitando poderia esta com overdose de paracetamol.
O paracetamol na formula de alguns medicamentos populares
O Tylenol, Naldecon, Cheracap, Cedrin e Dimetap, entre outros inclusive antigripais, neste caso é necessário ler a bula e seguir orientações médicas especializadas.
O especialista explicou que não se deve nunca começar um tratamento de gripe com aspirina. "Motivo: existe uma doença chamada Síndrome de Reye, que causa a destruição fulminante do fígado se a pessoa tomar aspirina e tiver propensão genética de destruição maciça no fígado." Ele contou que essa advertência sobre o uso da aspirina foi feita no fim da década de 70, começo da década de 80.
"Quando saiu essa advertência, a incidência de Reye nos Estados Unidos era mais ou menos de mil casos por ano. Praticamente 95% das pessoas morriam. No Brasil não era muito menor. Depois da advertência, o número de casos caiu para 25 ao ano. Isso demonstra que existe uma associação causal com uso da aspirina."
Comentários
Postar um comentário