Pular para o conteúdo principal

Estudo comprova que ensino religioso é bom para crianças

Estudo comprova que ensino religioso é bom para criançasEstudo comprova que ensino religioso é bom para crianças
Filhos de pais religiosos são mais comportados e ajustados que os outros, indica estudo. Trata-se da primeira pesquisa a olhar para os efeitos da religião no desenvolvimento das crianças.
John Bartkowski, professor de sociologia da Universidade do Mississippi, coordenou uma equipe que entrevistou pais e professores de mais de 16 mil crianças, a maioria delas eram alunos do primeiro ano.
Foram analisadas questões como autocontrole, quantas vezes elas demonstravam mau comportamento e tristeza; o quanto eles respeitam e conseguem trabalhar em harmonia com os demais.
Também foi feita uma análise da frequência com que os pais das crianças os levavam aos cultos (ou missas), falavam sobre religião com seus filhos e debatiam sobre a fé dentro de casa.
Na avaliação dos professores, as crianças cujos pais participam regularmente de reuniões religiosas e conversavam frequentemente com seus filhos sobre religião demonstravam mais autocontrole, melhores habilidades sociais e mais facilidade de aprendizagem que as crianças com pais não-religiosos.
Mas quando os pais discutiam frequentemente por causa da religião, as crianças eram mais propensas a ter problemas. ”A religião pode ter um efeito negativo se a fé for uma fonte de conflito ou tensão na família”, observou Bartkowski.
O sociólogo acha que a religião pode ser boa para as crianças, por três razões. Primeiro, as comunidades religiosas prestam apoio social aos pais, o que pode melhorar as suas competências parentais. As crianças que participam dessas comunidades recebem as mesmas mensagens que ouvem dos pais. O fato de elas serem reforçadas por outros adultos contribui para que levam “mais a sério as mensagens que eles recebem em casa”.
Em segundo lugar, os valores e normas ensinados nas congregações religiosas tendem a ser de sacrifício pessoal em prol da família, resume Bartkowski. Isso pode ser muito importante na formação do relacionamento de pais e filhos.
Por fim, as organizações religiosas ajudam os pais a verem um proposito maior (sagrado) na criação dos filhos, conferindo à vida mais significado, finaliza.
O sociólogo W. Bradford Wilcox, da Universidade de Virginia, que não esteve envolvido no estudo, concorda. Annette Mahoney, psicóloga da Universidade Bowling Green, em Ohio, que também não participou da pesquisa, defende que são necessárias mais pesquisas do tipo. “Qual elemento na religião e na espiritualidade que o diferencia dos incentivos dados por organizações seculares? Isso ainda é um mistério”, disse
O material de Bartkowski foi publicado na revista científica Pesquisa em Ciências Sociais. Ele diz ainda que pretende fazer um comparativo entre as denominações no que diz respeito aos seus efeitos sobre as crianças.
“Geralmente não sei se as crianças evangélicas estão se comportando melhor do que as crianças católicas ou que os filhos de judeus”, resume. Mas ele ressalta que existe também um lado negativo: “Há certas expectativas sobre o comportamento das crianças dentro de um contexto religioso. Essas expectativas podem frustrar os pais”. Isso geraria conflito em outros aspectos da vida familiar quando os filhos crescem.
Com informações de Live Science.
Fonte: Gospel Prime 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel . ...

QUERO DOAR MEU BEBÊ, COMO FAÇO? QUAIS TIPOS DE ADOÇÃO?

Quero Doar minha Criança, como faço?    O Tema é bem constrangedor, porém, se faz necessário, Doar a criança para uma familia responsável, mediante a Lei, não crime e nem abandono. É um ato que tem que ser respeitado e compreendido. Há uma serie de razões que levam uma mãe a doar sua criança , antes do nascimento ou após, a situação que obriga pode variar vai da área econômica, a qual não aprovo, pode ser gravidez indesejada, e a pior de todas em casos de estupro.                                     Não visamos aqui avaliar ou tratar dos motivos que levam uma mãe a doar sua criança, o nosso alvo aqui é orientar de como agir dentro dos procedimentos legais para doar um bebê, o qual a mãe e/ou família recusa por um motivo o qual a  mãe e os envolvidos julguem como justo e necessário.                      ...

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos...