Você realmente tem que viajar para outro país para aprender um novo idioma? Os gêmeos, fluentes em 10 línguas, aceitaram o desafio de aprender uma nova língua em uma semana em Berlim, a cidade na qual residem. O que podemos aprender com como eles aprenderam?
O que é possível em uma semana? Se você dedicasse sete dias para conquistar um objetivo, quão ambicioso poderia ser esse objetivo? Essas foram as perguntas que os gêmeos multilíngues Matthew e Michael Youlden fizeram a si mesmos, quando decidiram aprender turco em uma semana. Eles tentariam ficar livres de distrações e das responsabilidades do dia a dia, para inserir oito horas de estudo em sua rotina diária. Aqui estão as sete coisas que descobri observando alguns dos mais capazes aprendizes de línguas do mundo em ação.
1. Saiba o porquê
Lição aprendida: Defina claramente o seu objetivo já no começo e então construa a sua rota em direção à conquista do seu objetivo.
Os gêmeos definiram esse desafio de aprender uma língua em uma semana com o objetivo de voltar à ativa, e então foi apenas uma questão de decidir qual língua aprender. Turco pareceu uma opção natural; existem cerca de 300.000 falantes de turco na capital alemã. Os bairros de Kreuzberg e Neukölln estão repletos de lojas com nomes em turco. Para entender realmente como esses ambientes funcionam é necessário primeiro entender turco.
2. Para colar na cabeça
Lição aprendida: Desde o começo, mapeie e coloque etiquetas na nova língua em toda sua casa. Você vai construir e reforçar associações de uma forma passiva, enquanto vive normalmente a sua rotina.
O primeiro passo no processo de aprendizado dos gêmeos foi decorar o apartamento inteiro com post-its. Isso teve quase que um tom de cerimônia, ao passo que os gêmeos mergulharam de cabeça em dicionários e colocaram os nomes com o seu correspondente em turco em simplesmente tudo. Em cerca de uma hora ficou impossível fazer qualquer tarefa doméstica, seja passar um café ou apenas acender uma luz sem antes ver pelo menos três palavras diferentes para essa ação.
3. Ache um parceiro
Lição aprendida: Existem poucas motivações melhores do que um companheiro com o mesmo objetivo. Não importa se você está motivado pela competição ou pelo senso de mútua responsabilidade, a mera presença de um parceiro no aprendizado provavelmente vai exercer a quantidade certa de pressão para manter você firme na linha.
A importância da presença do outro gêmeo ficou imediatamente aparente à medida que Matthew e Michael delegaram responsabilidades para decorar os quartos com os post-its. Esta simples tarefa ganhou mais importância através de pequenos testes que eles faziam um com o outro. Algo que também ajudou muito foi o fato de que eles dividiram o seu dia de formas diferentes e estudaram temas diferentes, o que significa que cada um deles se tornou a fonte de conhecimento do outro; como você diz isso de novo? Surpreendentemente, sempre havia uma resposta pronta. O momento mais extraordinário aconteceu no fim da semana, quando os gêmeos simplesmente passaram a conversarem turco, perguntando um ao outro se queriam chá ou café, se estavam prontos para fazer o jantar ou quando sairiam de casa na manhã seguinte.
FONTE:HYPESCIENCE
Comentários
Postar um comentário