Pular para o conteúdo principal

O ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA SEGUNDO O BISPO

Fui incentivado por minha professora de língua portuguesa, Dra. Ana Maria Zanoni a ler algumas literaturas e entre elas a obra de escritor português José Saramago. Faço isso porque ela tem sido para mim uma pessoa sincera e uma grande educadora a qual admiro e respeito. Então! Decidi ler e escrever sobre o "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA".

Satanás por meio da serpente cumpre pelo menos três metas preestabelecidas:

Gênesis 3: 5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal...

 

 Filmes na TV: Hoje tem Ensaio Sobre a Cegueira e Menina de Ouro - Playlists  de Cinema - AdoroCinema

O Escrito português José Saramago em sua obra “Ensaio sobre a Cegueira”, aqui pretendo usar outra retórica. O Ensaio milenar sobre a cegueira tem uma causa diferente, o pecado. A adesão do homem e da mulher ao mal, a tal ponto de ficarem cegos, e essa cegueira não era branca, pelo contrário é obscura, cega-nos a ponto de inverter os valores definindo o errado como certo, o mal como bem, conduzindo para um abismo profundo de ignorância e uma alienação mental; nos deixando deprimidos, oprimidos, desesperançados, desesperados, iracundos, vingativos, profanos, desleais, perfeitos idiotas, impedindo enxergar a nossa ignorância, nos transformando em negacionistas inconsequentes e redis.

 

Uma cegueira que nos conduz as mais densas escuridões palpável, essa cegueira a sociedade não tem consciência de sua cegueira, se acha em alto potencial, sempre querendo valorizar mais o seu ponto de “vista” do que o ponto de vista dos outros. Não consegue distinguir macho e fêmea, o justo e o injusto, os valores morais antes “abaixo dos “inaquilatáveis” perde-se com o tempo. Os valores financeiros e o bem de consumo passa a ser o maior e melhor bem a ser adquirido para a falsa felicidade.

 

Culturas isoladas não são contaminadas como alguns aborígenes e tribos, por viverem isoladas da “APARENTE CIVILIZAÇÃO MODERNA”. O ser humano perde o valor e sua identidade em meio as trevas provocadas pela cegueira, passar a ser considerados apenas números em filas de hospitais e não importa o tamanho de sua dor. A Cegueira faz jovens perderem o sentido da vida real, e passam a viver numa “BOLHA VIRTUAL”, onde a virtude é praticamente invisível.

 

Diante de alguns tribunais alguns tribunos ficam cegos pelo ‘suborno” vendendo sentenças ás escuras e condenando os honestos e injustiçados, o suborno e o roubo são vistos como um lucro e uma “riqueSa fantasiosa” (diferente da riqueZa autêntica com “z”) adquirida com esperteza e é mais valorosa. A justiça dos homens é a única que se apresenta como cega, mas não admite que se comporta pior que uma prostituta (vítima de uma clientela cega pelo prazer e infidelidade conjugal e familiar) por se vender e negar os direitos dos órfãos e das viúvas, e a balança com jugo desigual, dois pesos e duas medidas, nem todos são iguais perante a lei, apenas no papel que ninguém consegue mais ver

 

Apresento nesse breve “ENSAIO SOBRE CEGUEIRA”, pessoas são caolhas ou cegas completas, não literalmente que são felizes por não verem a triste realidade do mundo que lhe cerca.

 

Ø  Dois cegos e um que não queria ver

 

Lembro de uma certa feita eu estava no terminal rodoviário de Jaboticabal-SP e encontrei um casal de cegos, eles estavam conversando entre si, e entrei no meio, fui invasivo e até mal-educado por interrompe-los e questiona-los sobre a cegueiras e seu estado emocional, se eram felizes (pois vi eles sorrindo e fiquei perplexo). Eles responderam que eram felizes, mas, poderiam ser mais felizes ainda se enxergasse tudo ao seu redor.

- Fui incisivo: A Felicidade de vocês jamais seria completa!

- Perguntaram: Por que? Ao que respondi: Nesse exato momento estou vendo coisas que não queria ver.

- Eles perguntaram: O que você está vendo?

- Respondi: Estou vendo crianças com fome, jovens drogados e alucinados como zumbis; mulheres seminuas sendo eu casado que estão oferecendo seus corpos por um ‘MARMITEX’. Sem contar com pessoas doentes na condição de pedintes nas avenidas da cidade, alguns passando a noite em calçadas dormindo em caixas de papelão e animais famintos por todos os cantos abandonados pelos donos.

 

Ø  A Sociedade cega

 

A sociedade diz que quer ser livre e apresenta a religião como uma “PRISÃO”, querem ser ver livres de antigas tradições, conceitos e bons costumes, que passam a ser encarados como ultrapassados, retrógrados..., mas, é escrava dos vícios mais vis e/ou danosos. Não consegue ver que é mão de obra escrava dos “poderosos”, encaram os líderes em eminencia como salvadores da pátria, a cegueira é tanta que trocam a verdade pela mentira acreditando que a luz da verdade jamais vai prevalecer. Alguns mentem tanto que passam acreditar em suas próprias mentiras. São escravos de um alto consumo, vítima de um complexo de inferioridade ou se vêm arcaicamente mais superiores que outros, não há moderação e nem uma perfeita visão na escuridão. Para esses cegos Deus é um mito, uma lenda, um delírio, fruto da imaginação dos homens, não conseguem se enxergar como imagem e semelhança de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer