Pular para o conteúdo principal

BÍBLIA PERMITE O ESTUPRO? DEUTERONOMIO 21:10-14

 

Leis acerca da Mulher Prisioneira

 Luto e dor invisíveis: como o estupro afeta a saúde mental das vítimas -  16/11/2020 - UOL VivaBem

Deuteronômio 21 [ACF]:10 - Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o Senhor teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,11 - E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,12 - Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.13 - E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.

Deut. 21: 14 - E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade; mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.

O Problema

Ateus, agnósticos e céticos e até mesmo alguns religiosos interpretam o texto como uma “ordem divina” para estuprar as mulheres prisioneiras de guerra e até de pratica de pedofilia. O texto em questão serve de base para essas interpretações?

Deuteronômio 21 [ACF]:10 - Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o Senhor teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros...

O Texto é uma orientação para quando Israel adentrar na Terra Prometida, faz parte de um conjunto de leis para as guerras e conquistas na antiguidade.

Deuteronômio 21 [ACF]: 11 - E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,

 SE entre os presos houver uma mulher formosa e toma-la por mulher, não era permitido aos israelitas manter relações sexuais com ninguém antes de casar. (Deut. 22:22-30)

Antes de manter relação sexual com ela, teria de espera-la adaptar-se a nova vida.

Deuteronômio 21 [ACF]: 12 - Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.13 - E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro; e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.

Ato de rapar a cabeça – No Oriente sinal da pessoa está abandonando uma religião e tornando (prosélita) seguindo outra religião.

E cortar as unhas... Abandono de vaidade por um período de tempo, luto, geralmente pintavam as unhas com uma resina amarelada de extraída de uma planta oriunda do Egito e da Índia.

Essa mulher estava deixando suas antigas crenças, hábitos e costumes religiosos e passando a adotar uma nova religião, um novo estilo de vida e crença.

Deuteronômio 21:13 - E despirá o vestido do seu cativeiro e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro... Todos os sentimentos seriam “reparados” ele meditaria na causa da derrota e das perdas de sua família, parentela e povo, entenderia a razão das tragédias por consequência de servir a divindades pagãs e das práticas pagãs. 

No entendimento de alguns era um ato de misericórdia alguns Israelita se compadecer e decidir casar-se com uma mulher formosa ao invés de abandona-la a própria sorte entre os povos estranhos ao redor da nação derrotada, esses povos vizinhos eram em piores do que os Israelitas, pois eles não aceitariam casar-se com apenas aproveitar-se dela sexualmente. 

Há considerações pesadas da vida dessas mulheres dentro de uma civilização pagã, onde a   pratica de adultério não pecado, ter mais de uma esposa era comum, maltrata-las era normal, a vida de muitas dessas mulheres uma vida de misérias e desgraças e muitos desgostos.

Deuteronômio 21 [ACF]:13...e depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.

O Texto recomenda chegar-se a ela depois de um mês (e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro), não pode ser considerado um estupro ou coisa semelhante, a passagem bíblica é distorcida por pessoas desinformadas ou mal-intencionadas.

A Lei ordena ser o “marido da viúva”, para isso terá de casar-se legalmente com ela atendendo os regulamentos da Lei de Moisés. (Ler seção Regras de casamentos a seguir)  

Em nenhum versículo bíblico Deus ou Moisés ou qualquer líder israelita instruir ou ordena ao povo para estuprar, violentar mulheres ou crianças ou qualquer pessoa, esse desafio pode ser feito com qualquer crítico da Bíblia.

Não existe nenhuma ordenança na Bíblia para estuprar mulher as prisioneiras de guerra, algo repugnável e reprovável diante de Deus e de pessoas justas.

Se independente de casar-se ou não com ela, “não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade...

A Mulher torna-se livre, ele não era obrigado a casar-se e nem permanecer o casamento, para “ele” não se contentar com ela bastaria ela deixar isso claro e recusa-lo, e ele automaticamente lhe daria carta de divórcio se casado fosse com ela, e se não fosse não estaria liberado a manter relações sexuais com ela, deveria deixa-la livre para seguir seu destino, algo incomum entre as outras nações com costume de escravizar as mulheres cativas e abusar delas

…mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado. ” (Deuteronômio 21:14) A Mulher cativa de modo algum poderia ser vendida, a venda de pessoas é proibida segundo a lei de Moisés.

Conclusão: Nenhuma das mulheres cativas eram obrigadas a casar-se com os israelitas e nem manter relações sexuais com eles.

Ø  Seção Regras (Relações Sexuais fora do casamento)

Êxodo 22: ¹⁶ Se alguém enganar alguma virgem, que não for desposada, e se deitar com ela, certamente a dotará e tomará por sua mulher.¹⁷ Se seu pai inteiramente recusar dar-lha, pagará ele em dinheiro conforme ao dote das virgens.

Em não importa a nacionalidade da virgem se israelita ou não,

Exodo 22:²¹ O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito.²² A nenhuma viúva nem órfão afligireis.

 A Ameaça Divina em relação a violência contra mulheres e crianças órfãs

Êxodo 22: ²³ Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor.²⁴ E a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; e vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos órfãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer