Como Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente, Deus sabia tudo sobre faraó e suas atividades, com antecedência. Deus informa a Moisés que faraó sairia de manhã para as águas. Mais uma vez Deus precede por meio de Moisés mais uma praga que há de vir, desta feita é a praga das moscas.
Observamos que o meio ecológico no território egípcio está bem danificado, a partir dessa praga a terra de Gosén seria poupada (Êx. 8:22), porque as pragas anteriores também afligiram os habitantes de Gósen. Como Deus faz separação entre Justos e ímpios, No Juízo Divino não é diferente.
A Casa de Faraó, de seus oficias, e todo o povo de faraó seriam atingidos pelas pragas subsequentes a partir das moscas. Cientistas explicam que as moscas foram resultados da morte das rãs e ainda sequelas dos rios que permaneceram uma semana infectado com suas águas avermelhadas como sangue, e muitas mortes ao longo do leito do rios e suas fontes, isto inclui a terra de Gósen.
Gósen foi atingida pelas primeiras três pragas, porém, a partir das pragas das moscas Gósen e seus habitantes foram poupados. Ao acompanhar as 10 Pragas do Egito assistimos um Desastre Natural, desencadeando vários outros, que nem foram citados na Bíblia.
Como se explica a exclusão da Cidade de Gósen nas pragas subsequentes? Pela Lógica Gósen deveria ser incluída, mas não foi o que aconteceu. Alegar que Gósen não havia fontes de água é um erro, porque ninguém vive em terra sem água. O antigo faraó benévolo de quase 400 anos atrás era amigo do patriarca israelita José e cedeu uma terra boa para José e seus familiares para cuidar dos rebanhos, gado, ovelhas... Esta terra precisava de água(Gn. 45:10)
A Divindade pagã Humilhada foi o deus Belzebu, Príncipe dos Demônio e senhor das Moscas
Belzebu, príncipe dos demônios e senhor das moscas |
Deus desafia a Faraó, se faraó de fato fosse deus, teria que livrar-se das moscas, livrar seus oficias e sua nação das moscas. O Desafio divino não era apenas para faraó, mas também para os deuses e seus magos no Egito com suas Ciências ocultas, a mesma Ciência Oculta que atrai a muitos esotéricos e "sábios" de hoje.
Observa-se que Faraó desta feita não chamou os magos para conter as moscas, pois nas vezes anteriores, eles foram chamados e não conseguiram exito para impedir a expansão da praga (Êx. 7:22/ Êx. 8:7/Êx. 8:18).
O deus pagão venerado no antigo Egito, Belzebu possuía segundo a crença de seus adeptos o controle total sobre tudo aquilo que existe, especialmente as moscas, das quais ele era senhor em absoluto. Com o Enxame das Moscas predito por Moisés mostra para faraó e toda a sua gente, que o deus Belzebu perdeu o controle das moscas, e diante desse episodio Belzebu foi desmoralizado.
Faraó foi obrigado a convocar Moisés por que sabia da incapacidade de seus magos com suas ciências ocultas, Moisés veio orou ao SENHOR Deus Onipotente e Reis dos Reis.
Êx. 8:31 E fez o Senhor conforme a palavra de Moisés, e apartou os enxames de moscas de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; não ficou uma sequer.
Comentários
Postar um comentário