Cristo no Centro das Sete Igrejas da Ásia
Ap. 1: 10 Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.
12 E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro,
13 e no meio dos candeeiros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro;
14 e a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo;
15 e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como a voz de muitas águas.
Alguns interpretam o Cristo de modo literal com olhos de fogo, pés de latão reluzentes... Todavia o livro de Apocalipse é um livro que utiliza muitas simbologias. Vamos analisar o a passagem respeitando o texto sagrado.
Primeiro Ponto a Analisar é que o Apostolo João usa o termo “SEMELHANÇA” (sig.: Parecido, não igual), isso indica que não podemos interpretar de modo literal o texto e sim simbologia.
· Os Sete Candeeiros de Ouro: São as Sete Igrejas da Ásia (Ap. 1: 20)
· No Meio dos Sete Candeeiros: indica o Cristo como o Centro das atenções das Igrejas e o Alvo Perfeito daqueles que buscam a Salvação
· Semelhante ao Filho do Homem, Cristo apareceu com um corpo semelhante ao terreno o qual João conheceu
· Vestes Talar: (linho) Devidamente bem vestido e com Autoridade
· Cinta de Ouro: Campeão Dos Campeões e Reis dos Reis
· Cabelos Brancos: Sinal de Santidade e Eternidade, o Ancião de Dias o que já existia antes da fundação da Mundo e vive para sempre
· Olhos como Chamas de Fogo: Não significa que os olhos de Cristo são duas tochas de fogo. Na verdade o que o apostolo coloca é que o ‘OLHAR’ de Cristo é penetrante e nada pode se ocultar; Ele perscrutar o interior da alma; ler as mentes e o coração pensamentos; ver o passado e o futuro. Um Olhar que emite luz em meio às trevas.
· Pés semelhantes ao Bronze: Preparado para a Guerra, pronto para caminhada triunfante em favor da Igreja, capaz de pisar espinhos, obstáculos...
· E a sua voz como a voz de muitas águas: Voz Audível e de Autoridade, Estarrecedora... Emissão em abundancia de sabedoria e Poder; capaz de afogar a ignorância e o pecado dos homens.
· Da sua boca lhe sai uma Espada de Dois Gumes: É a Palavra de Deus, Cristo só fala com base e inspiração na Escritura Sagrada da qual ele em Conexão como o Pai é o Autor e Consumador. (Hb. 4: 12)
· O seu Rosto brilhava como o Sol: Ele é a Luz do Mundo, a Gloria de Deus que dissipa toda e qualquer treva.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNOSSA INCRÍVEL, NÃO ME HÁ PALAVRAS PARA EXPRESSAR O QUÃO
ResponderExcluirSUBLIME..