Pular para o conteúdo principal

Após 5 meses internada, bebê que nasceu com 360g recebe alta em MG

Do G1 


Prematura, Carolina enfrentou sérias complicações de saúde. Ela deixou o hospital com 47,5 centímetros e 3,365 quilos.


Carolina Terzis nasceu com 27 centímetros, na 25ª semana de gestação. (Foto: Arquivo Pessoal)
Carolina Terzis nasceu com 27 centímetros, na 25ª semana de gestação.
(Foto: Fabiana Gomes da Costa/Hospital Vila da Serra)

Passados cinco meses do nascimento, a pequena Carolina Terzis deixou o hospital em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, após uma longa batalha para sobreviver. Ela nasceu na 25ª semana de gestação com 360 gramas e 27 centímetros. Por ser prematura, passou por sérias complicações de saúde.  “A Carolina tem duas datas de nascimento, no dia 16 de novembro, em que ela nasceu, e hoje que ela está saindo do hospital. Ela mostrou que é persistente, que é uma lutadora”, disse a mãe, Alexandra Terzis, enquanto aguardava para levar a filha para casa. Atualmente, Carolina está com 47,5 centímetros e 3,365 quilos.
.Alexandra teve um parto de risco, após exames clínicos diagnosticarem pré-eclâmpsia – um quadro grave que ocorre geralmente no fim da gravidez e é caracterizado por convulsões associadas à hipertensão arterial. Foram oito dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) até a recuperação. O pai, Thiago Fernandes Parreiras, acompanhou todo o drama, e também comemorou a saída da filha do hospital. "Eu nunca deixei de acreditar nela. Eu falava: 'você vai coseguir, vai recuperar'".
Alexandra Terzis mostra a primeira roupinha que Carolina vai usar.  (Foto: Alex Araújo/G1 MG)Alexandra Terzis mostra a primeira roupinha que
Carolina vai usar. (Foto: Alex Araújo/G1 MG)
Segundo a mãe, a equipe médica não descartou o risco de morte da criança, mas as esperanças da família sempre foram mantidas.  “Cada dez gramas que ela [Carolina] engordava era como se ela tivesse ganhado um quilo. Era uma vitória que era comemorada e eu agradeci a Deus. A fé aumentava a cada dia”, disse.
A história de Carolina é rara na medicina, segundo o chefe do Centro de Terapia Intensiva (CTI) Pediátrico e Neonatal do Hospital Vila da Serra, Marcus Jannuzzi. "Casos de crianças que nascem com menos de 400 gramas e que sobrevivem é uma exceção, uma raridade. Estas crianças podem ter lesões cerebrais, problemas no canal arterial, infecções e problemas na retina. No mundo, há registros de 138 crianças que nasceram abaixo de 400 gramas", falou Jannuzzi.
"Carolina é a criança nascida no Brasil com menor peso [360 gramas]", disse Oswaldo Trindade, outro especialista que acompanhou a recuperação da criança. O médico é coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Jannuzzi explicou que 60% das crianças que nascem abaixo de 500 gramas têm probabilidade de ter sequelas, como distúrbios cognitivos. Nos próximo meses, Carolina vai precisar passar por avaliações de um neuropediatra e de um fisioterapeuta, segundo o médico, que preferiu não dar detalhes sobre os tratamentos e manteve reserva sobre o risco de possíveis sequelas.
De acordo com a equipe médica, Carolina ficou internada todo este tempo porque precisava respirar com a ajuda de aparelhos, recebia nutrição por sonda e via venosa e, apesar de os órgãos estarem totalmente formados, eles não tinham condições de funcionar normalmente. Por enquanto, ela ainda vai usar aparelho para auxiliar na respiração.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel . ...

QUERO DOAR MEU BEBÊ, COMO FAÇO? QUAIS TIPOS DE ADOÇÃO?

Quero Doar minha Criança, como faço?    O Tema é bem constrangedor, porém, se faz necessário, Doar a criança para uma familia responsável, mediante a Lei, não crime e nem abandono. É um ato que tem que ser respeitado e compreendido. Há uma serie de razões que levam uma mãe a doar sua criança , antes do nascimento ou após, a situação que obriga pode variar vai da área econômica, a qual não aprovo, pode ser gravidez indesejada, e a pior de todas em casos de estupro.                                     Não visamos aqui avaliar ou tratar dos motivos que levam uma mãe a doar sua criança, o nosso alvo aqui é orientar de como agir dentro dos procedimentos legais para doar um bebê, o qual a mãe e/ou família recusa por um motivo o qual a  mãe e os envolvidos julguem como justo e necessário.                      ...

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos...