Pular para o conteúdo principal

AS DUAS TESTEMUNHAS SERIAM 2 DESSES 3? MOISÉS, ELIAS E ENOQUE?

 Os 3 Homens Imortais da Bíblia: Conheça Suas Histórias Incríveis!

a)   As Dificuldades de Identificar a Duas Testemunhas, Seria Elias e Enoque ou Moisés?

 

Extraído do Livro “O Sistema do Anticristo”, autor Jéferson Fabiano C. da Silva

Acessado 16 de março de 2024 com direitos autorais

Existem correntes teológicas diversas citarei apenas três mais difundidas no meio dos teólogos, a primeira que seriam Moisés e Elias, a segunda Elias e Enoque, a terceira referindo a dois grupos de pessoais ou conceitos.

*       As Duas Testemunhas possivelmente serão poliglotas, provavelmente uma europeia (gentílica falando fluentemente o inglês, espanhol e português, francês, alemão, Russo...)

*       Mais de 95% da língua falada no Continente americano divide-se em três idiomas Inglês, Português e Espanhol.

Ø  Moisés

Moisés morreu com 120 anos exerceu seu ministério durante 40 anos, deixando a Lei, o pentateuco, portanto sua obra e missão foi devidamente cumprida. Não havendo necessidade de vir outra vez para realizar alguma tarefa, sendo ele bem-sucedido em seu papel.

Deuteronômio 34:5 - Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor. Para Moisés ser uma das duas testemunhas teria que nascer de novo, isso contradiz Hebreus 9:27

Hebreus 9: 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

Moisés morreria duas vezes desobedecendo a ordem divina, e já usufruído de seu galardão.

Ø  Elias

Conforme a carta de Tiago Elias estava num corpo semelhante ao nosso sujeito as mesmas paixões, com a mesma natureza terrena e pecaminosa, fica difícil crer que Elias não teve seu corpo mortificado por Deus. Por certo Deus transformou e glorificou o corpo de Elias que ele pudesse ingressar na carruagem de fogo sem se queimar (se interpretar a carruagem literalmente a ponto de Eliseu ver a carruagem). Elias não poderia de modo algum adentrar nas regiões celestes com o corpo pecaminoso e mortal.

Tiago 5:17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

Elias provavelmente morreu, cessando assim suas atividades terrenas, como se descreve em Eclesiastes 9:4-6, tendo seu corpo transformado e glorificado conforme descrito em:

1 Corintios 15 48 Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção....

1 Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Segundo as Escrituras a corrupção não pode herdar a imortalidade, estaria Enoque com cerca de 5.400 anos de idade e Elias com cerca de 2.900 anos de idade.

A Promessa de alguém vir no Espírito de Elias foi cumprida em João Batista, foi usado por Deus com o mesmo ímpeto e inspiração de Elias.

Malaquias 4:5- Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;

Malaquias 4:5 ... antes que venha o grande e terrível dia do Senhor... Nos dias de nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus encarnado na terra, João no mesmo Espírito de Elias, com a mesma graça e virtude veio e anunciado a chegada do Cordeiro de Deus que purifica o ser humano de toda sua iniquidade.

João Batista não foi a reencarnação de Elias, mas, foi um profeta do mesmo nível e qualidade ao ponto de ser considerado o maior de todos os profetas anteriores a ele pelo Senhor Jesus.

Lucas 7:28 - E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele.

 Conclui-se, portanto, que a missão de Elias está concluída em todos os sentidos.

Durante seu tempo terreno, presume-se haver profetizado por um tempo de 25 anos (teria nascido por volta de 580 a.C e seu ministério profético entre 560 a. C a 535 a. C). Depois veio a promessa que alguém viria como Elias o precursor profético para anunciar a vinda de Cristo. 

*       Seria Reencarnação? Não! João deixou claro isso em respostas aos fariseus quando vieram lhe questionar se ele era o Elias

João 1:20 E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.21 E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou..25 E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

Considerando Elias como um homem sujeito as mesmas paixões que nós, estando ele num corpo corruptível, considerando também que no céu o corpo corruptível não pode entrar e nem viver para sempre. Considerando ainda Coríntios 1550 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Elias não passou por uma morte dolorosa, mas teve seu corpo transformado para entrar nos céus.

Ø  Enoque

Hebreus 11: 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Enoque foi transladado ainda com vida, porém seu corpo foi transformado para obter a imortalidade. Foi transladado para não ver a morte.

 Muitos argumentam que Elias e Enoque não passaram pela morte e por isso voltariam para passar pela morte, porém, essa visão está comprometida se todos os que forem arrebatados sem passar pela morte tiverem que voltar para morrer. Perde-se a lógica e a razão.

Enoque cumpriu sua jornada na terra vivendo 365 anos, andando com Deus, apregoando as Boas Novas para a humanidade de seu tempo sem se corromper num mundo corrompido.

Para que Elias e Enoque possam ser as duas Testemunhas teriam que nascer literalmente de novo, contradizendo Hebreus 9:27 pois está ordenado aos homens morrer uma só vez. Entraria em conflito com o próprio Jesus

João 4:4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Elias e Enoque nasceram da água e do Espírito e assim entraram no Reino de Deus. João 3: 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

b)   Quem seriam de fato as duas Testemunhas?

Empregar nomes as duas testemunhas como Elias, Enoque ou Moisés é perigoso. Já que nem João, nem Zacarias ou o próprio Deus citou. Os nomes das duas testemunhas são incógnitos. Se fosse Moisés, ou Elias, Ou Enoque com certeza os escritores da Bíblia Sagrada não omitiriam.

Baseando-se na Bíblia podemos tranquilamente afirmar que as duas testemunhas hão de ser reveladas em tempo oportuno durante a grande tribulação, serão possivelmente um gentílico e outro judeu que em escolhem a Cidade de Jerusalém para anunciar a Mensagem redentora do Deus eterno dissipando judeus e gentílicos das densas trevas espirituais naquele tempo.

Ambos serão usados nas áreas de sinais prodígios como Moisés e Elias, farão descer fogo do céu, reterão as chuvas, e pregarão o Evangelho genuíno de Cristo convidando a todos para o arrependimento.

Temos que admitir que não passa de especulação ou dedução alegar que as duas testemunhas sejam Elias e Enoque ou Moisés e Elias, ou inda grupos e conceitos. Quando os textos reforçam a ideia que Enoque, Elias e Moisés já cumpriram com suas obrigações. E os textos de Zacarias 4:10-14 e Apocalipse 11:1-14 em nenhum ponto refere-se a Elias, Enoque e Moisés.

Nenhum dos pais da Igreja primitiva defendiam a ideia que as duas testemunhas sejam Moisés, Elias ou Enoque. Portanto são apenas hipóteses e teorias que não podem ser adotadas como doutrinas, e de nada serve para a salvação desta geração.

Podemos afirmar que as duas testemunhas ainda não vieram, Moisés, Elias e Enoque cada um deles cumpriram sua missão. E não precisam vir aqui para pregar para as futuras gerações.

Podemos também concluir que não são dois grupos de pessoas ou conceitos porque conceitos nem sempre tem o poder de trazer juízo sobre a humanidade e grupos de pessoas terão que está unanimes naquele tempo de perseguição, ora como seriam mortos em praça pública?

E seriam levados aos céus e como ficaram aqueles que ficaram?

Parece estranho porque a Igreja será arrebatada num outro momento, que grupo seria este?

 É prudente ater-se a Bíblia se a Bíblia não diz quem é, seria uma aventura nós dizermos quem é! Pode-se se afirmar que as duas testemunhas se apresentarão em Jerusalém de onde virão não se sabe. Mas lá ficaram até sua morte, ressurreição e arrebatamento.

 

Conclusões:

Elias

Descarta-se Elias, porque quem deveria vir no espírito de Elias já veio

9:13. Digo-vos, porém, que Elias já veio, e fizeram-lhe tudo o que quiseram, como dele está escrito.

Pedro, Tiago e João, no monte Tabor estando com Jesus, viram transfigurados Moisés e Elias.

João com certeza vendo as duas testemunhas seria capaz de reconhecer Elias e Moisés novamente na visão obtidas as duas testemunhas de Apocalipse 11.

Moisés

Moisés morreu com 120 anos de idade, cumpriu sua missão, não precisaria ver no monte Pisga a Terra prometida se veria ela antes do fim dos tempos. Também não fez o menor sentido Moisés vir e morrer de novo, porque está ordenado aos homens morrerem uma só vez e depois disto o juízo.

Hebreus 9 [ACF]:27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

E também foi visto por João e os demais discípulos, no monte Tabor, tendo sido transfigurado mediante Jesus, e seria facilmente reconhecido por João na revelação das 2 testemunhas.

Descarta-se Moisés como uma das duas testemunhas do Apocalipse

Enoque

Segundo próprio autor da carta aos Hebreus, Enoque foi transladado para não ver a morte, não tem lógica Enoque vir para morrer e ver a morte.

Hebreus 11: 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

Logo, descarta-se também Enoque de ser umas das testemunhas.

Ora, se os profetas Zacarias e João não revelaram o nome das duas testemunhas, resta-nos apenas “especular”, e não afirmar.

Extraído do Livro “O Sistema do Anticristo”, autor Jéferson Fabiano C. da Silva

Acessado 16 de março de 2024 com direitos autorais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer