Certa feita, no dia de aniversário de um amigo nosso, o Robson, fui questionado por um amigo de nome “Nunes” sobre uma passagem da Bíblia, na qual se encontrava alguns pontos “aparentemente” conflitantes, o trecho em questão é o seguinte:
Lucas 21: 32. Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. 33. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
A Pergunta foi: Jesus falou que não passaria aquela geração sem que tudo aquilo acontecesse, e a aquela geração morreu e não aconteceu o que ele havia dito?
Prometi ao mesmo diante de colegas de um grupo de WhatsApp que estudaria o assunto para responde-lo. Embora eu já havia respondido com base em alguns livros que possuo, mas, nem eu e nem ele, não ficamos satisfeitos com a resposta. Resolvi eu mesmo verificar, estudar a bíblia e procurar nela se aquela geração presenciou ou não os eventos preanunciados por Cristo.
Em verdade vos digo: não passará esta geração até que tudo isto aconteça. (Mateus 24:34)
A Primeira coisa que percebi é que se trata de um texto que se repete três vezes no Novo Testamento, e Lucas não foi o único a tratar do assunto, Mateus e Marcos também escreveram sobre o mesmo assunto e conferindo os três textos chegamos a algumas conclusões que nos ajudam muito na compreensão do assunto.
I. Primeiro ponto: O Local onde Jesus estava quando disse
Mateus - Capítulo 24: 1 Estava Jesus saindo do templo quando aproximaram-se dele os seus discípulos para mostrar-lhe as construções do templo.
De acordo com Mateus, Jesus estava saindo do Templo, isso indica que ele não falou sobre esse assunto dentro do templo quando estava ministrando um ensinamento acerca dos “Ais” (Mateus 23) e Respondendo a perguntas dos Fariseus sobre Ressurreição e qual seria o maior mandamento, e quem era o Filho de Deus? Além de relatar a Parábola dos Vinhateiros, e exortações sobre a vigilância. (Marcos 12/ Lucas 20), a pergunta foi feita por um grupo seleto de pessoa e de forma bem particular. Portanto, Jesus não falou para “aquela geração” que estava no templo sobre o fim dos tempos. Até porque o Evangelho ainda estava no princípio e que iria se espalhar para o mundo. A Multidão (aquela geração) não ouviu esse sermão.
II. Segundo Ponto: Quem fez a pergunta sobre o Fim dos Tempos?
Pedro, Tiago, João e André perguntaram sobre o futuro acerca da destruição completa de Jerusalém. "Estais vendo tudo isto? Em verdade vos digo que não será deixada aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada!" (Marcos 13:3) e sobre os acontecimentos que serviriam de sinal para o Fim dos tempos. "Dize-nos quando tudo isto acontecerá e qual será o sinal da tua vinda e do fim desta era!"
Quer dizer que somente Pedro, Tiago, João e André tiveram acesso ao conteúdo dessa revelação e Jesus não estava se referindo “aquela geração” que eles faziam parte.
Marcos 13: 1 Saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: "Mestre! Olha que pedras, e que construções!" 2 Jesus, respondendo, disse-lhe: "Vês estas grandes construções? Não será deixada pedra sobre pedra, que não seja derrubada!" 3 E, assentado no monte das Oliveiras, diante do templo, interrogaram-no, em particular, Pedro, Tiago, João e André: 4 "Dize-nos quando serão estas coisas, e qual será o sinal de que irão acontecer!"
Logo de início fica claro que os eventos vindouros não era para “aquela geração” e sim para uma geração futura que presenciaria todos os eventos que ele descreveria na sequência.
Comentários
Postar um comentário