Pular para o conteúdo principal

Que geração era aquela? Segundo Mateus (Parte 04)

Que Geração era aquela Segundo Mateus?

 

Uma leitura atenta ao texto e ao contexto nota-se que Cristo refere-se à “geração vindoura” que ainda nem se quer existia, e possivelmente, nem se quer existe por enquanto. A Profecia de Cristo aborda dois temas: A Destruição do templo e o Fim do Mundo, que não poderia ocorrer naquela geração por pelo menos três razões:

1-     Cristo Jesus ainda estava na Terra

2-     O Evangelho ainda não havia se espalhado pelo mundo

3-     Aquela geração ainda não conhecia o Cristo  

Outras provas que a mensagem de Cristo não era para aquela geração aparecem no discorrer do capitulo 24 de Mateus, vamos a elas:

 A imaturidade dos discípulos

                    I.            Apenas 04 Pessoas e não uma multidão ouviu a Mensagem

Mateus 24: 1. E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. 2. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3. E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?

A Mensagem Apocalíptica de Cristo não foi direcionada a uma multidão, e sim em particular para apenas 04 dos 12 discípulos, são eles Pedro, Tiago, João e André (Marcos 13:3).

 

                  II.            A Pergunta era sobre o Fim do Mundo e a destruição do templo e não para saber de eventos que ocorreriam naquela ocasião.

 

Eram duas perguntas ao mesmo tempo uma sobre a destruição do Templo de Jerusalém e a outra sobre o Fim do Mundo (Mateus 24:2,3), e Jesus estava no monte das Oliveiras. Neste caso fica claro que a mensagem não era para aquela geração e sim para uma geração vindoura.

 

                III.            Não havia Falsos Cristo naquela Geração

Mateus 24: 4. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;5. Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.6. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Os falsos Cristos, no tempo de Jesus era o único a se apresentar como Messias com sinais e prodígios, ele era o centro das atenções de todos, dentro e fora do império Romano.

Mateus 4:24 - E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.

Mateus 9:31 - Mas, tendo eles saído, divulgaram a sua fama por toda aquela terra.

Mateus 14:1 - Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus,

 

               IV.            O Período Pax Romana  

Para ganhar aliados nas províncias e intimidar adversários, a estratégia era simples e eficaz, grandes construções a exemplo Pont du Garde, na França, é um aqueduto romano construído por volta do século I a.C. Manter as províncias bem protegidas e bem desenvolvidas economicamente, isso é o que chamam de “Romanização”. Nas províncias eram desenvolvidos os valores culturais, transmissão do idioma oficial (o latim) e os valores religiosos do Império e várias legiões de soldados devidamente treinados e organizados em pontos estratégicos. Nos locais conquistados havia ações políticas administrativas, pessoas hábeis que sabiam liderar e administrar de maneira rendável ao Imperador, um conciliador, Pilatos e Herodes eram exemplo disso. Eram feitos estradas e aquedutos, estradas e desenvolvimento na agricultura.

O Período Pax Romana teve início no ano 27 a.C com a Ascenção do Imperador Augusto Cesar, sua coroação encerrou o período da Republica Romana, marcado por Guerras Civis que por sua vez causava instabilidade política dividindo o Império, as conspirações políticas com assassinatos de senadores e rebeliões provinciais e revoltas de escravos, tais eventos causam várias instabilidades e desordem. O Período da Pax Romana durou de 27 a.C. a 180 d.C. com a morte do Imperador Marco Aurélio, daí vem a decadência do Império Romano.

Era o ambiente perfeito para a expansão do Evangelho, desenvolvimento cultural, econômico, e melhorias nas estradas, aquedutos e concentração de população, além de uma militarização intimidando qualquer ambiente de guerra. Cristo estava num ambiente de paz absoluta entre os povos e previa futuras guerras e instabilidades em tempos futuros.   

Mateus 24; 7. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. 8. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.9. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

Informou que o aumento de guerras, de fomes, pestes e terremotos em vários lugares NÃO ERA O FIM, e sim o PRINCIPIO DAS DORES. Comunicou que a igreja seria severamente perseguida e muitos escandalizariam; o evangelho num futuro distante, e não naquela ocasião onde todos estavam no primeiro amor e genuinamente convertidos apesar das falhas de alguns.

 

                 V.            O Evangelho ainda não havia expandido

 

Mateus 24:10. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. 11. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.12. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Exortavam as futuras GERAÇÕES a perseverar até o fim para que fossem salvas, pois, aqueles que estavam com Cristo naquele momento já estavam praticamente salvos. E o Evangelho ainda estava iniciando sua expansão pelo mundo antigo.

Mateus 24: 13. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.14. E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

 

               VI.            A Profecia de Daniel era para Dias de um futuro distante e não para aquele tempo.

Mateus 24: 15. Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;16. Então, os que estiverem na Judeia, fujam para os montes;17. E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa;18. E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.19. Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!20. E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;

 

             VII.            As Grandes Aflições

 

Mateus 24:21. Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. 22. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

As aflições eram para um futuro distante que não atingiria aquela geração, tais aflições seriam tantas que senão fosse abreviada, muitos não se salvariam.

 

           VIII.            Os falsos Cristo em futuras gerações

Mateus 24: 23. Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito.24. Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. 25. Eis que eu vo-lo tenho predito

Lembrando que no tempo de Cristo nenhum profeta concorria com ele, apenas Jesus efetuava milagres e maravilhas durante sua geração terrena.  

 

               IX.            Profecias para um futuro distante daquela geração

Mateus 24: 26. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. 27. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. 28. Porque onde quer que estiver o cadáver, ali se ajuntarão as águias.

Jamais poderia ser profecia para aquela geração, Jesus estava entre os homens daquela geração.

 

                 X.            Os Sinais nos céus

Mateus 24: 29. E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. 30. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. 31. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Ora, estando Jesus na terra, aqueles sinais não poderiam ocorrer, o sol não poderia escurecer e nem os céus serem abalados. E muito menos ainda Cristo poderia vir nas nuvens. É uma prova contundente que Cristo não estava falando daquela geração. Nem poderia ser para aquela geração, o evangelho nem havia se espalhado para o mundo ainda.

 

               XI.            A Parábola contada para 04 e não para uma geração

 

Mateus 24: 32. Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. 33. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.

Pedro, Tiago, João e André ouviram de Jesus esta parábola, para eu nunca confundissem o futuro com o presente, e que tais eventos aconteceriam no futuro e não naquela ocasião, além do mais eles poderiam ver sem perguntar a Cristo, bastava refletir através da parábola da figueira.

 

             XII.            A Geração Futura e não a geração presente

Mateus 24: 34. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.35. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.36. Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

Se os eventos fossem para aquela geração Jesus deveria saber, pois ele estava vivendo no meio dela, embora, Jesus seja Deus, sabemos conforme João, Jesus era o Deus encarnado. Como Homem ele não poderia prever o futuro, a menos que o Espírito Santo lhe revelasse.

João 1:14- E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

           XIII.            Duas Perguntas e Respostas

Aqui temos dois problemas que podem facilmente serem resolvidos:

I – Quais acontecimentos Jesus estava se referindo?

Resposta: Basta ler e meditar nos versículos anteriores (Mateus 24:1-33) A Destruição do Templo e o Fim do Mundo num futuro distante para uma geração que haveria de vir.  

II – Com qual geração Cristo estava falando?

Resposta: Sendo que apenas 04 pessoas ouviram essa mensagem Pedro, Tiago, João e André eram judeus, sendo eles de raça de judeus, pois Tomas Howe e Norman Geisler interpretam Geração por “Raça”, no caso deveria ser entendido que a raça em questão é a raça de judeu, portanto, enquanto existirem esta raça de judeu tais sinais deverão se cumprir.

N entanto, a geração era futura e não aquela geração a qual Pedro, Tiago, João e André faziam parte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer