Pular para o conteúdo principal

29 PROVAS BÍBLICAS DO DILUVIO UNIVERSAL -REFUTANDO DILUVIO LOCAL



 Gênesis relata um Diluvio Universal/ Mundial ou Local/ Regional?

 

1.    A Multiplicação dos homens na face da Terra

A Introdução acerca do Diluvio trata de um assunto universal em cala mundial, pois, os homens haviam se multiplicado por toda a face da Terra

Génesis 6 [ACF]:1 - E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, 2 - Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

2.    A União conjugal entre os filhos de Deus e as filhas dos homens na Terra

Há um risco de erro grande em considerar a união conjugal entre os filhos de Deus e as filhas dos homens apenas numa região no mundo, a atuação dos anjos em apenas uma região do mundo.

Sabe-se da união conjugal entre os filhos de Deus e as filhas dos homens ser uma realidade universal, numa esfera mundial e não apenas numa determinada região.

3.    A Contenda entre o Espírito de Deus e a humanidade

Gn. 6: 3 - Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Seria ingenuidade acreditar de a contenda entre o Espírito de Deus ser limitada a um povo ou região, é mais prudente acreditar, exatamente como hoje, a contenda entre o Espírito de Deus e os homens em todo planeta Terra.

4.    A Existência dos gigantes

Gn. 6: 4 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.

A existência dos gigantes antes dessa união conjugal entre os filhos de Deus e as filhas dos homens, era no mundo todo, e não apenas numa região do mundo, “estes eram os valentes que houve a antiguidade, os homens de fama”.

E não e limita ao povo de uma região, mas, aos gigantes espalhados na superfície da Terra.

5.    A Multiplicação da iniquidade

Gn. 6:5 - E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.

A Multiplicação da iniquidade era numa escalada mundial e não local, “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra”.  (Gn. 6:5)               

6.    A TRISTEZA DEUS por criar a humanidade

Gn. 6: Então o Senhor ficou triste por haver feito o ser humano na terra, e isso lhe pesou no coração.

Deus ficou triste por criar humanidade, o texto refere-se à humanidade num todo, no sentido mundial, e não regional, todos os seres humanos haviam decepcionado Deus de algum modo com contendas contra o Espírito Santo de Deus. Limitar o diluvio para uma escala local significa que somente a humanidade de apenas uma região entristeceu Deus, ora, toda humanidade criada por Deus entristeceu o SENHOR, por contender com seus Espírito.

Genesis 1:7 desmonta a ideia de um Diluvio Local: “
O Senhor disse:  Farei desaparecer da face da terra o ser humano que criei. Destruirei não apenas as pessoas, mas também os animais, os seres que rastejam e as aves dos céus; porque estou triste por havê-los feito.

7.    Deus decide poupar Noé e sua família

Sendo um diluvio local, Noé não precisaria construir uma arca, precisaria apenas mudar de região, uma terra longínqua longe da inundação.

Gn. 6: 8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

Gn. 6: 13 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.14 - Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.

Gn 6:15 - E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.16 - Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.17 - Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.18 - Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

8.    Toda a Terra estava corrompida e cheia de violência

Gn. 6: 11 - A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.12 - E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

9.    A Conservação de espécies de animais 

Se de outras regiões seriam poupados não precisariam entrar na arca para serem preservados, apenas conduzidos para outros cantos do mundo.

Gn. 6: 19 - E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.20 - Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.

10. Conservação de toda comida que se come (sementes)

 Gn. 6: 21 - E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.

Todas as sementes ou tipos de comidas podem ser encontrados em outras partes do mundo, dispensando as sementes na arca e a própria arca em si, porém, um diluvio mundial necessitária sim, preservar as sementes e todo tipo de alimento para não comprometer o sustento da humanidade.

Gn. 6: 22 - Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.


Provas do Diluvio Universal Gênesis 7

11. Preservação da Humanidade dentro da Arca

Génesis 7 [ACF]:1 - Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

Noé e sua família assim como Abraão poderiam ser instruídos a saírem da região a ser inundada, uma ilha talvez ou continente distante. Todavia não foi isso ocorrido, Noé entrou na arca com sua família para ser preservado com sua família, considerada “justa” perante aquela geração.

12. A Preservação de animais para sacrifícios

Gn. 7: 2 - De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. 3 - Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

Esses animais poderiam “migrar” de um local para outro sem necessidade de serem transportados numa grande arca. Ou de certo haveria animais próprios para sacrifícios noutras regiões do mundo.

13. E desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

Gn. 7: 4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.5 - E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.

14. O Tempo da permanência de Noé dentro da arca

Gn. 7: 6 - E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.7 - Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.... 11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,

Génesis 8 [ACF]:13 - E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.14 - E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

Noé passou um (1) ano, e 10 (dez) dias dentro da arca com sua família e todos animais.

Como uma inundação local, ou diluvio poderia durar tanto tempo? Apenas um Grande Diluvio inundaria o mundo a ponto de demorar tanto tempo a absorção das águas. 

15. O Rompimento de todas fontes do grande abismo e das janelas dos céus abertas

Gn. 7:11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,

Gn. 7: 12 - E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

Cientista afirmam haver 3 vezes mais águas nas profundezas da terra, do que as águas oceânicas. https://veja.abril.com.br/ciencia/terra-pode-ter-reserva-subterranea-de-agua-tres-vezes-maior-que-os-oceanos

Com tanta água provindas de cima, dos oceanos das profundezas cobririam apenas uma região do planeta? De certo não! Mas todo o planeta.

Não estou levando em conta o derretimento de calotas de gelo e nem águas oceânicas. Lembrando de a superfície do planeta ser 75% coberto por águas e apenas 25% terra.

16. Toda carne, em que havia espírito de vida

O Autor de Gênesis faz questão de usar os termos “todo” e “toda” o referir-se as espécies de animais.

Gn. 6: 14 - Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.

Gn. 7: 15 - E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.16 - E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.

17. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra;

Gn. 7: 19 - E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.

Nenhum monte foi poupado, todos os montes elevados foram totalmente dominados pelas águas como se ver em Gênesis 1:2. As águas prevaleceram sobre a Terra.

Gn. 8:5 - E foram as águas indo e minguando até ao décimo mês; no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes dos montes.

18. 15 côvados (7,5 metros) acima dos montes

Gn. 7: 20 - Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.

Num diluvio local isso não seria possível, apenas um Grande Diluvio provocaria uma inundação desse porte.

19. Toda carne expirou

Gn. 7: 21 - E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.22 - Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.23 - Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

A Intenção do autor pelo que parece é registrar um Diluvio universal e não um diluvio local.

Ø  Provas do Grande Diluvio Universal conforme Gênesis 8

20. “Todos os seres viventes”

Génesis 8 [ACF]:1 - E lembrou-se Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.

Compare:

Gênesis 1: A terra era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre as águas.

21. Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus,

Gn. 8: 2 - Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.

As fontes do abismo e as janelas dos céus e as chuvas detiveram-se, de chuvas foram 40 dias, não se sabe ao certo por quanto tempo as portas do grande Abismo permaneceram aberta, no entanto, foi tempo suficiente para inundar toda a terra e não apenas uma região, pois, inundar apenas uma região não havia necessidade de abrir todas as comportas do grande abismo, apenas algumas.

 

22. O Corvo encontraria terra seca

Gn. 8:7 - E soltou um corvo, que saiu, indo e voltando, até que as águas se secaram de sobre a terra.

Se fosse uma inundação/ Diluvio regional, concentrado em apenas uma área do planeta, provavelmente não precisaria soltar a pomba, o corvo teria encontrado terra seca não havia retornado, já que pode sobrevoar quilômetros.

Gn. 8: 8 - Depois soltou uma pomba, para ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra.                                                           

23. A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé

Gn. 8:9 - A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé, e voltou a ele para a arca; porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e recolheu-a consigo na arca.

A Primeira pomba com certeza encontraria pouso, sua capacidade é de sobrevoar

Um pombo-correio voou mais de 8.000 km, batendo os recordes de resistência de sua raça, entre o Sul da França e Pequim, na China.

Fonte; https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/4/02/mundo/11.html#:~:text=Um%20pombo%2Dcorreio%20voou%20mais,Fran%C3%A7a%20e%20Pequim%2C%20na%20China.

Normalmente um pombo comum voa cerca de 315 km, o pombo correio até 900 km. Não sabemos a espécie de pomba solta por Noé, mas, sabemos ser a ancestral do pombo correio e de outras espécies.

A segunda e terceira pomba seriam desnecessárias de serem soltas sete dias depois, é bem possível que num raio de 900 km a pomba avistaria um local para pouso num diluvio local. Mas, jamais num diluvio universal.

Gn. 8: 10 - E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca.11 - E a pomba voltou a ele à tarde; e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado de sobre a terra.12 - Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.

Num diluvio de escala local/regional cogitado por alguns, o corvo e não a pomba teria encontrado pouso assim que Noé soltou da arca, e não uma terceira pomba depois de duas semanas.

24. Repovoamento da Terra

Gn. 8: 17 - Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.

A Terra foi repovoada depois do Grande Diluvio, jamais precisaria ser repovoada se o diluvio fosse concentrado numa área especifica, limitado.

25. Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem

Gn. 8: 21 - E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.22 - Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

Essa talvez seja a maior de todas provas e evidencia do Diluvio numa escala universal/Mundial, a dimensão do diluvio foi tão abrangente a ponto de comprometer a sementeira, sega, verão e inverno (estações do ano) e até do dia e noite de algum modo foi comprometido.

Duração da Grande Inundação provocada pelo Diluvio Universal

Génesis 7 [ACF]:11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,

Ø  Compare

Génesis 8 [ACF]:13 - E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta.

Génesis 8 [ACF]:14 - E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.

Um ano e dez dias. (1 ano, 10 dez dias)

Evidencias e Provas do Diluvio Universal Genesis 9

Génesis 9 [ACF]:1 - E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

Não faria o menor sentido a ordem divina de Frutificar, Multiplicar e encher a Terra senão fosse um Diluvio Mundial. Bastava Noé e seus filhos descerem da arca e procurar os povos sobreviventes de outras regiões não afetadas pelo Diluvio.

Gen. 9: 7 - Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.

26. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra

Gn. 9: 2 - E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.

Esse “pavor e temor dos animais em relação aos homens veio depois desse Grande Diluvio, pois os animais de outras regiões não afetadas pelo Diluvio/ Inundação não sentiriam esse temor e pavor dos homens.

27. Tudo vos tenho dado como a erva verde.4 - A carne, porém, com sua vida

A Dieta alimentar dos animais e dos seres humanos foi alterada após o Grande Diluvio, antes a dieta era diferente.

Génesis 1 [ACF]:29 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.30 - E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Gn. 9: 3 - Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.4 - A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. 

28. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado

Gn. 9: 5 - Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.6 - Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

29. A Aliança baseada de nunca mais um diluvio universal e não local

Gn. 9: 9 - E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.10 - E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.

Gn. 9:11 - E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.12 - E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.

Gn. 9: 13 - O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.14 - E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.

Gn. 9: 15 - Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.16 - E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.

Gn. 9:17 - E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.18 - E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.19 - Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer