Pular para o conteúdo principal

Deus envia Moisés para resgatar os filhos de Israel (Êxodo 3:10. 4:19-23). No caminho, Deus tenta matar Moisés (Êxodo 4:24-26). Não proveu de explicação?

 

 


Êxodo 3 [ACF]:10 - Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.

 

Compare 

Êxodo 4 [ACF]:24 - E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.

Sempre há uma necessidade de isolar texto para evitar uma conclusão coerente, é estratégia satânica, maliciosa, desonesta e ao mesmo tempo irresponsável, é também fruto da falta de cautela, ignorância e falta de cuidado ao divulgar texto isolado sem colocar o contexto.

Ora, senão fizer isso não há ceticismo, nem heresias, nem ateísmo, nem agnosticismo, a coluna, a base do ceticismo, da heresia, do ateísmo é texto isolados da bíblia e/ou sempre interpretados   de modo literal e fora da realidade histórica da época. Essa passagem é mais um exemplo disso, e porque não toda essa obra é uma prova da desonestidade de muitos supostos “pesquisadores e   estudiosos da bíblia. 

O texto precisa ser analisado com contexto histórico para ser compreendido corretamente.  

Êxodo 4 [ACF]:24 - E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o Senhor o encontrou, e o quis matar.25 - Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.26 - E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.

Por que Deus quis   matar Moisés? Primeiro temos de entender a importância da circuncisão para israel. Havia um pacto, uma aliança perpétua entre Deus e Abraão incluindo toda sua descendência.   

Gênesis 17:10 Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.

Gênesis 17:14 E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.

A aliança de Deus com Abraão consistia na continuação do pacto de geração a geração, e quem não prosseguisse com o pacto seria “extirpado”, ou seja, morto. Moisés sabia disso, sua esposa também, ao nascer a criança não foi circuncidada ao oitavo dia como o pacto exigia, o pacto era perpetuo, quem não o fizesse seria morto, mesmo Deus querendo fazer de Moisés o libertador do povo, Moisés não cumpriu o pacto e deveria ser morto em virtude da Palavra de Deus no Pacto com Abraão registrada em Gênesis 17:13

A criança corria risco de vida, Moisés sabia, por isso a esposa Zípora diz: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.

Deus trata direto com Moisés diante de sua esposa, ela sabia exatamente o que estava acontecendo, logo, cuidou de circuncidar o menino e a ira do SENHOR aplacou sobre Moisés e não foi morto, pois, Deus em sua presciência sabia que Zípora circuncidaria a criança a tempo.

Não era prudente, nem convincente, e muito menos lógico alguém sem aliança com Deus libertar ser o líder da libertação do povo de Deus no Egito e principalmente realizar tantos sinais e prodigioso diante dos Egípcios e do mundo antigo sem uma aliança com Deus.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer