Pular para o conteúdo principal

DEUS NÃO PODE MENTIR, MAS PODE USAR DE MENTIRAS?

 Deus lhes enviará uma forte ilusão de que eles deveriam acreditar na mentira  (2 Tessalonicenses 2: 11-12) – Grace Evangelical Society

 

DEUS NÃO PODE MENTIR, MAS PODE USAR DE MENTIRAS?

 

Ø  Deus não pode mentir

Números 23 [ACF]:19 - Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

 

Ø  Deus deliberadamente enviou um “espírito” de mentira

Reis I 22 [ACF]:19 - Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do Senhor: Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.20 - E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.

1 Reis 22: 21 - Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?22 - E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.23 - Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.

Crónicas II 18 [ACF]:19 - E disse o Senhor: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. 20 - Então saiu um espírito e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o persuadirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?21 - E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim.22 - Agora, pois, eis que o Senhor pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o Senhor falou o mal a teu respeito.

Ø  Resposta 

Deus avisou que colocaria um “espírito de mentira” na boca dos profetas, agora o rei Acabe sabia que seus profetas estavam mentindo.

Fica claro o domínio de Deus sobre todos os espíritos de mentira e espíritos que trabalham com a verdade.

Os profetas de Acabe não eram servos de Deus, eram servos do deus Baal e outros deuses pagãos, logo Deus não tinha nenhum compromisso com eles, o espírito de mentira já estava nas bocas deles há muito, Deus apenas revelou de haver enviado o espírito de mentira na boca deles.

Até mesmo alguns se dizendo servos do verdadeiro Deus, deram lugar ao diabo afim de agradar ao rei impiedoso Acabe.

Reis I 22 [ACF]:24 - Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por onde saiu de mim o Espírito do Senhor para falar a ti?

Se Deus não tiver o controle sobre os espíritos de mentira, não pode ser um Deus Onipotente, Onisciente e Onipresente. Ele tem o domínio sobre a verdade e a mentira, e não precisa mentir, mas, pode permitir que seus adversários sejam enganados.

Deus não usou de engano ou mentiras ao declarar por meio do profeta Mícaias acerca do “espírito de mentiras” nas bocas dos profetas. Todos estavam cientes das mentiras nas bocas dos falsos profetas.

 

Ø  Deus induz pessoas ao erro e a acreditar em mentiras?

(II Tessalonicenses 2:11-12).

Tessalonicenses II 2 [ACF]:9 - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,10 - E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.11 - E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;12 - Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.

 

Ø  Deus pode usar de engano com os profetas

Ezequiel 14 [ACF]:9 - E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.10 - E levarão sobre si o castigo da sua iniqüidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar.11 - Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões; então eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus, diz o Senhor DEUS.

 

Ø  Resposta

Jamais um interprete da Bíblia seja critico ou defensor do texto bíblico pode isolar-se apenas num versículo para fazer uma afirmação bíblica. Obrigatoriamente terá de analisar texto e contexto para fazer qualquer afirmação seja a favor da Bíblia ou contra ela.

Essa passagem bíblica é um belo exemplo da real necessidade de todo e qualquer interprete ter de ler o texto e o contexto para não suscitar um pretexto como esse de Deus usar de engano com os profetas.

Ezequiel 14 [ACF]:1 - E vieram a mim alguns homens dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim.2 - Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Ezequiel 14: 3 - Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?

Ezequiel 14: 4 - Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;5 - Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.

Ezequiel 14: 6 - Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;7 - Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo.

Ezequiel 14: 8 - E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor.9 - E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.

Lendo-se texto e contexto compreende-se o fato dos profetas idolatras fazerem o povo de Israel tropeçar, induzindo a casa de Israel ao erro e a praticar maldade. Deus usará de engano com esse profeta idolatra.

 

Defeitos dos Profetas com os quais Deus usará de engano

·         Ezequiel 14: 3 - ...Estes homens levantaram os seus ídolos nos seus corações,

·         Ez. 14: 3 Faz o povo tropeçar ...e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face;

·         Ez. 14:3 Eram questionadores imprecisos e indelicados ... devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?

·         Ezequiel 14: 4 – Levantavam ídolos no coração ....  Levantar os seus ídolos no seu coração,

·         Punha ....O tropeço da sua maldade diante da sua face, (Ez. 14:4)

·         Vinham ao profeta Ezequiel questionar... (Ez. 14: 4) e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos;

·         Possuíam vários ídolos no seu coração ... conforme a multidão dos seus ídolos (Ez. 14:4)

·         Enlaçavam o coração do povo ... (Ez. 14:5). Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração,

·         Apartavam-se de Deus e apartava o povo também da presença de Deus (Ez. 14:5) porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos.

·         Seguiam os ídolos (Ez. 14:5)

 

A Penalidade

·         Ezequiel 14: 8 - E porei o meu rosto contra o tal homem,

·         Assolarei para que sirva de sinal e provérbio,

·         Arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor. (Ez. 14:8)

·         Deus usará de engano com ele porque esse profeta usa de engano... E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta;

·         Deus estende a sua mão contra ele...  Estenderei a minha mão contra ele, (Ez. 14:9)

·         destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.(Ez. 14:9)

Portanto, o texto não serve de base para alegar que Deus usa de engano com todos os profetas, Deus NÃO USA DE ENGANO COM PROFETAS AUTENTICOS E FIEIS A ELE.

Deus usou de engano com profetas idolatras e perversos, e jamais usou de mentira ou engano com profetas sinceros e íntegros em seus caminhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer