Deus proíbe que seja feito a escultura de qualquer ser (Êxodo 20:4). Deus ordenou a fabricação de estátuas de ouro (Êxodo 25:18).
Críticos da Bíblia dizem haver contradição entre Êxodo 20:4 Não farás imagem de Escultura e Êxodo 25: 18 Farás também dois querubins de ouro. Precisamos ler o texto e contexto para não fazer pretexto.
Êxodo 20 [ACF]:4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.5 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
No contexto a Proibição é clara: Não farás para ti imagem de escultura.... Não te encurvarás e nem as servirás...
A Lei consiste em proibir fazer qualquer imagem de escultura semelhante a qualquer coisa em cima dos céus e embaixo da Terra com o objetivo de adorar, prestar culto de adoração e/ou servi-las.
Não existe nenhuma proibição de fazer uma imagem de qualquer coisa sem o propósito de adora-las, servi-las ou prestar quaisquer tipos de culto. Portanto, em Êxodo 25:18,19 as imagens dos querubins não tinham nenhuma finalidade para serem adoradas. Em nenhum momento encontramos na bíblia menção do povo de Israel adorando os querubins na arca da aliança ou prestando a eles quaisquer tipos de cultos.
Êxodo 25 [ACF]:18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.19 - Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.
Os querubins eram simplesmente adornos simbólicos, meras ilustrações daquilo que se encontra nos céus, também não há nenhuma instrução induzindo ao povo de Israel a prestar culto, adoração ou qualquer coisa semelhante aos querubins na arca.
A Proibição de Êxodo 20:4,5 consiste em fabricar imagens com o propósito de adora-las, prestar cultos a elas, e servi-las com veneração prostrando-se diante da mesma. Ninguém se prostrava diante dos querubins da arca da aliança, nem adorava e nem lhe prestava culto, portanto, não se enquadra como contradição ou violação do Mandamento mencionado em Êxodo 20:4,5.
Comentários
Postar um comentário