Pular para o conteúdo principal

DEUTERONÔMIO 21:10 - DEUS MANDA ESTUPRAR A MULHERES?

 

 

 

 

 

 

 Deuteronômio 21:10-14 - Bíblia

 

DEUTERONÔMIO 21:10 - DEUS MANDA ESTUPRAR A MULHER PRISIONEIRA?

Encontra-se na Lei Mosaica um capítulo estabelecendo Regras/Normas de como tratar as prisioneiras de guerra em casos de guerras, e traz o seguinte conteúdo:

Deuteronômio 21 [ACF]:10 - Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o Senhor teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros,11 - E tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher,12 - Então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.

 

Em caso de Israel sair para pelejar e vencer, e soldado ver entre as prisioneiras uma mulher formosa, não encontramos no texto e no contexto nenhuma orientação para estupra-las, violenta-las, tortura-las ou coisas semelhantes, encontramos a seguinte recomendação:

·         Tomares por mulher, isto é, casar-se com ela, jamais um israelita manter relação sexual com outra pessoa fora do casamento.

·         Então a trarás para a tua casa.... Conduzi-la até sua casa, isto indica tratar com hospitalidade e respeito, dignidade...  

·          ...E ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.... Permitir a mulher guardar o luto, compadecer-se da mesma, empatia, ser solidário... 

·         Deuteronômio 21: 13 - E despirá o vestido do seu cativeiro, e se assentará na tua casa, e chorará a seu pai e a sua mãe um mês inteiro;

·         ...  E depois chegarás a ela, e tu serás seu marido e ela tua mulher.... Assumiria a mulher publicamente como esposa, e todos reconheciam seus direitos e deveres como marido e mulher, ela não seria uma amante ou concubina, e sim uma esposa com todos os direitos assegurados.

·         Deuteronômio 21:14 - E será que, se te não contentares dela, a deixarás ir à sua vontade...  e por alguma razão justa não fosse mais possível a convivência entre ambos, ele deveria deixa-la ir embora livre e jamais obriga-la.

 

Ø  Não poderia ser vendida como escrava

Outras nações costumavam a abusar da prisioneira de guerra, objeto de escarnio, abusos e zombarias, e por fim depois de usar e abusar vende-la como escrava para outros.

Israel não poderia fazer tais coisas, a Lei Mosaica vedava, proibia esses abusos, e estabelecia regras claras e justas. A Prisioneira de guerra não poderia ser vendida e nem escravizada, pois, não era um objeto e sim um ser humano, merecendo ser tratada com dignidade, mesmo após uma guerra.

·         Deuteronômio 21:14..., mas de modo algum a venderás por dinheiro, nem a tratarás como escrava, pois a tens humilhado.

Outras nações não tratavam com dignidade as prisioneiras de guerras, e o estupro coletivo e individual era uma pratica comum, por essa razão os gregos treinavam também as suas mulheres para guerra para elas se defenderem de seus agressores.

O Fato de perder toda a sua família uma guerra, inclusive seu marido, já era uma dor sem tamanho, e uma grande humilhação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Abel teve Filhos?

Os Filhos de Abel                              Sendo a Família de Adão e Eva a única família da Terra segundo os padrões da Bíblia, resta-nos a ver na casa de Adão e Eva os Principais suspeitos que poderia vingar a morte de Abel, que assim seria composta: ·           Adão: Primeiro Homem ·           Eva: Primeira Mulher ·           Caim: Segundo Homem ·           Abel: Terceiro Homem ·           Esposa de Caim, sua irmã ·           Esposa de Abel, sua irmã ·           Um ou dois Netos de Adão e Eva, filhos de Abel .                  Abel antes de ser assassinado por Caim deveria ser um homem casado pai de pelo menos um filho, sem descartar a crença que de que também tivesse filha ou filhas. Daí, o medo de Caim, a descendência de Abel crescer e matá-lo para vingar sua morte.                     O Temor de Caim não era em vão e nem fruto do acaso, ele faria sentido, pois os filhos de Abel não tementes a Deus como seu pai Abel. E tornou Adão a conhecer a su

As Pragas do Apocalipse e suas Semelhanças com as Pragas no Egito- 3ª Parte

A Oitava Praga: Gafanhotos Gafanhotos no Egito Êx.10:4  mas se tu recusares deixar ir o meu povo, eis que amanhã trarei gafanhotos aos teus termos; Gafanhoto do Apocalipse 5  e eles cobrirão a face da terra, de sorte que não se poderá ver a terra e comerão o resto do que escapou, o que vos ficou da saraiva; também comerão toda árvore que vos cresce no campo; 6  e encherão as tuas casas, as casas de todos os teus servos e as casas de todos os egípcios, como nunca viram teus pais nem os pais de teus pais, desde o dia em que apareceram na terra até o dia de hoje. E virou-se, e saiu da presença de Faraó. Gafanhotos no Egito Gafanhotos do Apocalipse Ap. 9:2  E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como fumaça de uma grande fornalha; e com a fumaça do poço escureceram-se o sol e o ar. 3 Da fumaça saíram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder, como o que têm os escorpiões da terra.       Há pelo menos duas características especiais no

Parábola do Servo Prudente e do Servo Imprudente

Orientações para todo Crente ficar Vigilante (Lc 12; 35-40) ·          Lombos cingidos ·          Candeias acesas ·          Sempre vigilante aguardando ao seu Senhor ·          Sempre de Prontidão ·          Está apercebido (Lc. 12; 40) É Impossível alguém prever a Vinda de Cristo (Lc. 12; 40) Lições da Parábola do Servo Bom e Fiel = O Servo Fiel e Prudente será Bem Aventurado se for encontrado cumprindo o seu dever (Lc. 12; 42-44)                          Quando o Servo Prudente e Fiel for encontrado cumprido seus deveres como servo de seu senhor, servindo aqueles servos que o seu Senhor lhe confiou, este servo será Bem aventurado.   Lições da Parábola do Servo Imprudente   ·          O Servo Imprudente será castigado se for encontrado maltratando os outros criados, e se não se preparar a volta de seu Senhor (Lc. 12; 45-48)                                Jesus veio trazer Fogo e Dissensão sobre a terra Vim lançar fogo na terra e mais quer